Mutirão de limpeza nos Molhes alerta para a poluição no local

Postada em 21/08/2017

Geralmente nas manhãs dos finais de semana muitas famílias e grupos de amigos começam a se aconchegar na praia trazendo guarda-sol, cadeiras de praia, pranchas de surf, garrafas de refresco, suprimentos, frutas, acessórios para pesca e muitas outras coisas para curtir o dia na praia, independente da estação. Infelizmente, nem tudo que chega à areia sai de lá com a destinação correta. Embalagens, bitucas de cigarro, papel, garrafas são deixadas para trás. Nos Molhes da Barra em Laguna, por ser um ponto turístico com frequente acesso de pessoas, a quantidade de lixo acaba sendo maior.

Por este motivo, a Prefeitura Municipal de Laguna, por meio Fundação Lagunense do Meio Ambiente em parceria com a Associação de Surf de Laguna e os Protetores Ambientais realizaram neste final de semana, sábado (19), um mutirão de limpeza neste local.

De acordo com o presidente da Flama, Patrick de Souza, a limpeza do local após o mutirão  é apenas uma consequência da ação. "A intenção mesmo é impactar as pessoas, mostrar a quantidade de resíduos que é deixada e conscientizá-las sobre o cuidado com o meio ambiente", salienta.

Foram recolhidos aproximadamente 40 sacos de lixo de 200 litros. 95% do que foi recolhido é plástico. Considerado uma dos maiores vilões dos oceanos, o plástico é confundidos com alimentos que são ingeridos por animais marinhos ou acabam se enroscando nos corpos, levando-os à morte.

O prefeito Mauro Candemil, que acompanhou a ação, destaca que o importante não é só limpar, é conscientizar as pessoas da necessidade de não sujar. "A educação é uma coisa que leva muito tempo, mas tem que haver. Se todo mundo fizer um pouquinho é suficiente para manter não somente a praia, mas também o mar e o planeta limpos".