Home » Notícias

Notícias

Laguna inicia o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Postada em 22/05/2014
Foto Notícia

Com o objetivo de diagnosticar os problemas gerados pela falta de gerenciamento do destino do lixo produzido no município e propor soluções, a Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama em parceria com a empresa SC Engenharia, através da Amurel, realizou o primeiro encontro na segunda-feira (19) para iniciar a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O diagnóstico elaborado pela empresa está em fase final e será apresentado no dia 16 de junho para o comitê técnico e o grupo de sustentação do plano, este formado por representantes de entidades representativas no município. O comitê técnico, formado por gestores do governo, será responsável por coordenar a organização de reuniões, encontros nas comunidades e divulgação das etapas do plano.

De acordo com a assistente social da SC Engenharia, Ivania May, o plano precisa ter envolvimento da comunidade para ser validado. Nisso, estão incluídas duas audiências públicas antes da finalização do documento. “Quando o plano estiver pronto, o município de forma integrada é responsável por colocar estas ações propostas em prática. Em resumo o plano serve para propor como e o que vamos fazer para solucionar esses problemas”, disse.

O que são resíduos sólidos?

O tema resíduos sólidos, que será amplamente debatido durante a elaboração do plano, engloba outras questões além do lixo, como coleta seletiva, reciclagem, educação e destinação. É tudo aquilo que em estado sólido é descartado após a produção e consumo, gerado pelas residências, indústrias, comércios e instituições.

O plano de gestão integrada, após a validação do diagnóstico, apresentará soluções e outras práticas necessárias para solucionar a má destinação final do lixo e toda a cadeia envolvida nesse processo.

Entenda:

A lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui o Plano Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os municípios devem elaborar os seus planos municipais. O prazo, que já foi prorrogado, é finalizar o documento em setembro de 2014.

Laguna, junto com outros dezesseis municípios, aderiu ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, proposto pela Amurel, que contratou a empresa SC Engenharia para dar suporte e assessoria aos municípios durante as etapas de elaboração do plano.

Mais Notícias