Inauguração do Monumento ao Boto é nesta terça (24)

Postada em 24/11/2015
Laguna ganha mais um atrativo para moradores e turistas a partir desta terça-feira (24). (Foto: Celso Fernandes/Secom)

Laguna já tem inúmeros pontos que atraem turistas de vários estados do Brasil e países latinos, como Uruguai, Argentina e Chile. Os mais conhecidos são: Farol de Santa Marta, Molhes da Barra, Pedra do Frade, Centro Histórico, Casa e o Museu de Anita Garibaldi, estátua da Nossa Senhora da Glória, Lagoa Santo Antônio dos Anjos, Ponte Anita Garibaldi e, a partir desta terça-feira (24), às 17 horas, o Monumento ao Boto Pescador. Feito em fibra náutica, mede cinco metros de comprimento e é fixado sobre uma base de concreto. O prefeito Everaldo dos Santos coordenará o ato ao lado da presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Aline Trichês Savi. O evento ainda deve contar com a presença de secretários municipais, presidentes de fundações, vereadores e moradores.

Os recursos para a construção do monumento foram destinados por meio de medida compensatória do Consórcio da obra da ponte na BR-101, na região de Cabeçuda. Declarado patrimônio do município, o boto pratica a pesca cooperativa com os pescadores artesanais. Todos os dias, turistas visitam o canal da Barra para apreciar o fenômeno.

A presidente da Flama informa que uma placa com informações sobre o boto está instalada junto ao monumento. Uma lei municipal declara os botos patrimônio natural de Laguna. Os animais que aparecem na Terra de Anita são conhecidos como boto-da-tainha. Cerca de 50 estão concentrados na lagoa Santo Antônio.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna